Defender os interesses do transportador e lutar pelo avanço e desenvolvimento do setor sempre foram os objetivos que guiaram a atuação do Sindicato das Empresas de Transporte de Carga de Araraquara e Região (Setcar), que em 2012 completou 25 anos.

 
A partir do desejo de criar um espaço que pudesse representar empresários do Transporte Rodoviário de Carga (TRC) de Araraquara e região, surgiu o Setcar. Os primeiros passos foram dados em 1985, quando agentes locais e regionais convergiram para a importância de vitórias comuns. Em 1986 o grupo obtém a
concessão, e no ano seguinte é fundada a associação que daria origem, em janeiro de 1989, ao Setcar.
 
O Setcar figura hoje como uma das 14 bases da Federação Paulista das Empresas de Transporte de Carga do Estado de São Paulo (Fetcesp), e possui grande área de influência, atuando frente a 29 municípios da região: Américo Brasiliense, Araraquara, Ariranha, Boa Esperança do Sul, Borborema, Cândido Rodrigues, Dobrada, Dourado, Fernando Prestes, Gavião Peixoto, Ibaté, Ibitinga, Itajobi, Itápolis, Marapoama, Matão, Motuca, Nova Europa, Novo Horizonte, Pindorama, Ribeirão Bonito, Rincão, Santa Adélia, Santa Ernestina, Santa Lúcia, São Carlos, Tabatinga, Taquaritinga e Trabiju.
 
Ao longo dos anos, os presidentes do Setcar foram sempre muito atuantes, o que contribuiu definitivamente para as conquistas obtidas. O sindicato oferece hoje serviços e benefícios a seus associados, repasse de atualizações sobre o TRC por meio de palestras e encontros, além de diálogo com autoridades competentes para melhorias no setor. O sindicato apoiou ainda a instalação de unidades do Serviço Social do Transporte (Sest) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat) nas cidades de Araraquara e Matão.
 
Após 25 anos de lutas e vitórias, o Setcar espera alcançar cada vez mais fortalecimento e desenvolvimento para trabalhadores e empresários, com foco especial em avanços para o setor de transporte de carga no país.

Palavra do Diretor

Acabo de assumir a presidência do Setcar pelo triênio 2013-2015, e, tenho muitos planos e projetos para o sindicato. Meu primeiro desejo é fazer uma gestão de absoluta proximidade com os associados. Na prática, dedicarei parte do meu dia a dia para o expediente na própria sede do Setcar, o que possibilitará resoluções mais rápidas e atendimentos mais pessoais e personalizados aos associados.

 
Sabemos que neste momento o TRC passa por um período de remodelação devido a regulamentações específicas, que afetam todos os profissionais do setor. Um de meus compromissos com os associados e com o sindicato será participar das reuniões da Fetcesp em São Paulo e Brasília, além dos encontros nas demais bases da Federação, para trazer rapidamente novas informações e atualizações para o empresário.
 
Pretendo ainda reforçar o Transpapo, encontro que valoriza o contato, a troca de experiências e possibilita a aproximação dos associados. O novo site, inclusive contribuirá para a integração entre os profissionais do TRC, já que será um canal direto de comunicação.
 
Meus objetivos para o sindicato serão guiados, sobretudo, pelo anseio de fortalecer, conquistar avanços e desenvolvimento para o setor de transporte de carga. O futuro já começou, e é hora de começar a escrever a história dos próximos 25 anos.

Natal Arnosti Júnior

    Diretoria (triênio 2013/2015):

  • Presidente: Natal Arnosti Júnior
  • 1º Vice-presidente: Renato Sarti Magnani
  • 2º Vice-presidente: Domingos Antonio de Caetano
  • 1º Secretário: André Luís Orlando
  • 2º Secretário: Eduardo Domingos
  • 1º Tesoureiro: Edson Luís Sônego
  • 2º Tesoureiro: Irineu dos Santos Conde
  • Diretoria Social: Elizabete Arnosti M. Neves
  • Diretoria de Comunicação: Sílvia Aparecida Sônego
  • Diretoria de Meio Ambiente: Pedro Henrique Mascellani
  • Diretoria de Segurança: Henrique Paulo Fernandes Júnior
  • Diretoria de Carga Fracionada: Andrea Mendonça
  • Diretoria de Carga Líquida: Jaime Ginato
  • Diretoria de Carga Lotação: Márcio Fernando Mendonça
  • Conselho Fiscal Efetivo: Daniela Duarte e Valdemar Pereira.