Sindicato das Empresas de Transporte de Carga de Araraquara e Região

Fale com a gente: (16) 3311-6760

O Sindicato

Forte atuação e muitas conquistas para o setor de transporte de carga marcam a trajetória do Setcar em Araraquara e região.

Defender os interesses do transportador e lutar pelo avanço e desenvolvimento do setor sempre foram os objetivos que guiaram a atuação do Sindicato das Empresas de Transporte de Carga de Araraquara e Região (Setcar), que em 2017 completou 30 anos.

A partir do desejo de criar um espaço que pudesse representar empresários do Transporte Rodoviário de Carga (TRC) de Araraquara e região, surgiu o Setcar. Os primeiros passos foram dados em 1985, quando agentes locais e regionais convergiram para a importância de vitórias comuns.

Em 1986 o grupo obtém a concessão, e no ano seguinte é fundada a associação que daria origem, em janeiro de 1989, ao Setcar O Setcar figura hoje como uma das 14 bases da Federação Paulista das Empresas de Transporte de Carga do Estado de São Paulo (Fetcesp), e possui grande área de influência, atuando frente a 29 municípios da região: Américo Brasiliense, Araraquara, Ariranha, Boa Esperança do Sul, Borborema, Cândido Rodrigues, Dobrada, Dourado, Fernando Prestes, Gavião Peixoto, Ibaté, Ibitinga, Itajobi, Itápolis, Marapoama, Matão, Motuca, Nova Europa, Novo Horizonte, Pindorama, Ribeirão Bonito, Rincão, Santa Adélia, Santa Ernestina, Santa Lúcia, São Carlos, Tabatinga, Taquaritinga e Trabiju. Ao longo dos anos, os presidentes do Setcar foram sempre muito atuantes, o que contribuiu definitivamente para as conquistas obtidas.

O sindicato oferece hoje serviços e benefícios a seus associados, repasse de atualizações sobre o TRC por meio de palestras e encontros, além de diálogo com autoridades competentes para melhorias no setor. O sindicato apoiou ainda a instalação de unidades do Serviço Social do Transporte (Sest) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat) nas cidades de Araraquara e Matão. Após 25 anos de lutas e vitórias, o Setcar espera alcançar cada vez mais fortalecimento e desenvolvimento para trabalhadores e empresários, com foco especial em avanços para o setor de transporte de carga no país.